tramadol plus seroquel buy tramadol overnight how many tramadol 50 mg can i take at one time

meia vida do tramadol tramadol 50mg tramadol and blood in urine

soma ibm pdf soma online soma dos quadrados perfeitos

dusko xanax buy xanax online how many xanax to kill a dog

tramadol use in veterinary medicine tramadol 50 mg buy tramadol Inglewood

difference between soma and vicodin buy soma soma seyahat izmir soma sefer saatleri

generic valium 10 buy valium no prescription can you take valium after surgery

soma kakiem buy soma aura soma ireland

xanax the deadly high buy xanax grand mal seizure xanax withdrawal

2mg xanax bar effects alprazolam online xanax self harm

Fortalecer o SUS e defender a Democracia

Fortalecer o SUS e defender a Democracia

Neste mês de fevereiro estão acontecendo as 26 Pré-Conferências Regionais de Saúde na cidade de São Paulo. Elas são preparatórias à 20ª Conferência Municipal de Saúde e à 16ª Conferência Nacional de Saúde. Os temas centrais são:como cuidar da saúde do nosso povo e como aprimorar o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os debates ocorrem no momento em que o SUS, criado pela Constituição em 1.988 e normatizado pelas Leis nºs 8.080 e 8.142, sofre intensos ataques. Apesar de todas as dificuldades o SUS oferece à população atenção universal e integral.
O ataque frontal ocorreu em 2016, quando o governo Michel Temer aprovou no Congresso Nacional a Emenda Constitucional 95. Ela congela até 2036 os recursos financeiros de todas as políticas sociais. Nos próximos 20 anos não haverá novos recursos para o SUS. Esse estrangulamento vai fechar serviços e diminuir o atendimento nas cidades.
Estão em andamento cortes nos principais programas do SUS.
O Programa Mais Médicos, criado em 2013 para levar médicos para os lugares mais distantes e vulneráveis do Brasil, está terminando. Declarações estapafúrdias dos atuais governantes levaram ao rompimento do acordo de cooperação com Cuba. Com isso mais de 8 mil médicos cubanos deixaram o Brasil.
O governo federal vai além e cogita acabar com os 18.240 contratos. Isso significa o fim do programa para 63 milhões de brasileiros em mais de 4 mil municípios. Nas periferias das grandes cidades e nos locais mais longínquos do País não haverá médico.
No Programa de Saúde Mental a recente Nota Técnica nº 11/19 do Ministério da Saúde estabelece a volta do modelo manicomial, com a segregação dos pacientes em hospitais psiquiátricos e comunidades terapêuticas. Além disso, prioriza procedimentos de tortura (eletrochoques) e estimula o sucateamento da Rede de Atenção Psicossocial (Caps, Ceccos e Residências Terapêuticas).
Outros programas importantes como Estratégia Saúde da Família (ESF), Assistência Farmacêutica, SAMU, DST/AIDS também estão na mira de cortes.
Por isso, nas Pré-Conferências de Saúde temos que dar um BASTA a todos esses ataques ao SUS. Temos que realizar uma defesa vigorosa do SUS e dos seus princípios de universalidade, integralidade, equidade e participação popular.
Pelo fortalecimento do SUS e em defesa da Democracia:
– Revogação da Emenda Constitucional 95 (que congela recursos do SUS até 2036 );
– Em defesa do Programa Mais Médicos! ;
– Repúdio à Nota Técnica 11/19 MS. Em Defesa da Luta Antimanicomial!

Mandato Juliana Cardoso

Close