
A deputada federal Juliana Cardoso (PT-SP) foi eleita presidenta da Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais da Câmara dos Deputados, uma das comissões mais estratégicas do Parlamento brasileiro no enfrentamento da crise climática, na defesa dos territórios e dos direitos dos povos tradicionais.
Juliana faz história ao assumir o cargo. Ela é a primeira mulher indígena eleita pelo PT de São Paulo e, atualmente, a única mulher da bancada do PT paulista na Câmara Federal. Sua eleição representa um marco político e simbólico na luta por representatividade, justiça social e reconstrução das políticas ambientais e indigenistas no país.
Com trajetória ligada às lutas populares, aos direitos das mulheres, dos povos indígenas, quilombolas e das comunidades tradicionais, a deputada tem atuação reconhecida na defesa dos povos indígenas, proteção ambiental e do enfrentamento às desigualdades históricas impostas a esses povos.
No Congresso Nacional, Juliana é autora e relatora de projetos que dialogam diretamente com a pauta da Comissão, fortalecendo políticas públicas de proteção aos povos originários, defesa dos direitos humanos, preservação ambiental, justiça climática e desenvolvimento sustentável com protagonismo das comunidades.
“Assumir a presidência dessa Comissão é assumir o compromisso com a vida, com a floresta em pé e com os povos que sempre cuidaram desse território. É a Amazônia falando a partir do Parlamento”, afirma a deputada.
A comissão, antes estava sendo presidida pela Deputada Dandara Tonantzin do PT/MG, agora a eleição de Juliana Cardoso reafirma o papel do PT na defesa da Amazônia, dos povos originários e tradicionais e no compromisso com um Brasil mais justo, democrático e ambientalmente responsável.
Assessoria de Comunicação Deputada Juliana Cardoso