Há um mês da contagem regressiva do início oficial da campanha eleitoral, mais de 400 pessoas marcaram presença no Bar Al Janiah, no tradicional bairro do Bixiga, na icônica noite desta quarta-feira, 13, para celebrar o lançamento do “Manifesto Julianas de Hoje, Construindo o Brasil de Amanhã”.
O manifesto construído coletivamente por representantes de diversos movimentos sociais e populares, elenca 13 compromissos de luta que a pré-candidata a deputada federal, Juliana Cardoso, assumiu para atuar em seu futuro mandato no Congresso Nacional. Antes do evento, o manifesto havia recebido quase 1200 assinaturas de apoio.
As bandeiras de lutas foram construídas a partir de debates com os movimentos sociais da saúde, moradia, entidades sindicais e de defesa dos direitos das mulheres, LGBTQI+, da criança e adolescente, dentre outros
Com a fila de entrada chegando no fim do quarterão, as mesas do Al Janniah lotadas em um clima de festa. Os participantes puderam degustar comidas típicas árabes e assistiram a apresentações musicais no palco do conhecido reduto da esquerda paulistana e fundado por imigrantes da Palestina. Quitutes e doces juninos também fizeram parte do cardápio.
Ao microfone, Juliana Cardoso e convidados se revezaram. O tom dos pronunciamentos foi repleto de estímulo para derrotar Bolsonaro e a dinastia tucana no governo do Estado de São Paulo, além da necessidade de se elegeram representantes dos partidos progressistas para o Congresso Nacional conseguir revogar os retrocessos.
Fizeram uso da palavra os pré-candidatos a deputados estadual Suplicy, Janete Pietá, Tiago Sorato e Carina Vitral. Também estiveram presentes Dimitri Sales (Condepe-SP), Marcelo Yoshida (vereador de Valinhos), Padre Dimas, Aranha (MST), Helio dos Químicos (suplente de vereador de São Paulo), Nathália (UNE), Raimundo Bonfim (CMP), Deli Soares (BB Anapar), Antônio BB e Adrianinha (Sindicato dos Bancários).