O mandato da vereadora Juliana Cardoso realizou no sábado (13) Encontro das Mulheres, na quadra dos Metroviários, no bairro do Tatuapé, e que reuniu mais de 800 pessoas.
O evento contou com atividades culturais e diversos momentos simbólicos. Realizados no centro da quadra eles chamaram a atenção das participantes.
Em ritual ecumênico com componentes de diversas crenças um deles reafirmou o respeito a pluralidade religiosa.
E o outro reforçou a importância dos movimentos populares nas lutas conjuntas. Representantes dos movimentos em marcha desfraldaram suas bandeiras com o estandarte do Coletivo Sonho, Resistência e Luta na dianteira.
Outro momento marcante foi o ato de filiação de quatro mulheres ao PT de diferentes localidades, mas que mostraram a importância do partido como instrumento de luta dos trabalhadores e das mulheres trabalhadoras nesse momento de acentuada negação da política e dos ataques caluniosos ao PT.
A partir do slogan “Por Uma de Nós em Brasília”, a vereadora e as mulheres convidadas a fazer uso da palavra clamaram pela necessidade histórica de mais mulheres ocuparem os espaços políticos, principalmente com maior representatividade nas casas legislativas.
Não faltaram críticas ao desgoverno de Bolsonaro e palavras de incentivo as lutas das mulheres nas pré-candidaturas de Lula à Presidência e Fernando Haddad ao governo do Estado.
No telão imagens de depoimentos gravados como o da ex-ministra da Secretaria de Políticas para as Mulheres Eleonora Menicucci, da presidente do PT, Gleise Hofmann, e da ex-presidente da República, Dilma Rousseff, arrancaram aplausos das pessoas. Um vídeo também exibiu imagens da intensa atuação da vereadora, sobretudo nas manifestações de rua.
Enquanto um grupo de mulheres realizava uma oficina de bordados, clássicos do samba e da MPB interpretados nas potentes vozes de Jessica Américo, Graça Braga e Priscila Amorim começaram a levar as pessoas a ensaiar movimentos de dança.
E foi nesse clima de apoteose que grande parte das pessoas presentes e dos presentes caiu com entusiasmo no samba.
No caminho de volta aos lares, porém, ficou gravada a mensagem do refrão: “Companheira me ajuda, eu não posso andar só…sozinha ando bem, mas com você ando melhor…”